Documentação Fotográfica
(para apoio ao diagnóstico)
Realiza documentação fotográfica das obras para efeitos de diagnóstico e avaliação do seu estado de conservação:
Fotografia de luz transmitida, luz rasante, transmitida, fotografia com luz UV, com lentes de Infra-vermelho, macro e micro fotografia e fotografia digital de Raios-X.
Fotografia de luz visível transmitida
Fotografia de fluorescência visivel com radiação ultravioleta (UV)
Consoante a diversa fluorescência apresentada pelos diferentes materiais permite determinar o estado da superfície, vernizes, repintes, adições e alguns pigmentos.
Fotografia com filtro de Infravermelhos (IV)
Permite observar o desenho subjacente.
Macro e microfotografia
As lentes de aumento permitem observar pormenores muito pequenos do objecto que o olho humano é incapaz de detetar à vista desarmada.
Fotografia digital de Raios-X
A fotografia de Raio X utiliza um feixe direccional de emissão de raios que atravessam o objecto consoante o número atómico dos elementos que o constituem, a sua espessura e a intensidade da radiação incidente.
Nas fotografias de raios-x as zonas claras correspondem a áreas da maior espessura e/ou densidade do objecto e as partes escuras às zonas de menor densidade e/ou espessura.
Permite o exame das obras em profundidade, dá informação sobre o suporte, camada de preparação e camadas pictóricas.
Relativamente às camadas pictóricas pode fornecer informações sobre a técnica de execução, arrependimentos e modificações, rasgões, lacunas fissuras e craquelês - inclusivamente a existência de pinturas subjacentes.