§ Formação Académica 2010 Mestrado em Conservação e Restauro - na Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologias, Departamento de Conservação e Restauro (FCT-UNL). Tema da dissertação final: “Study of the materials and technique and conservation treatment of the painting “Sinfonia Heroica” (1947) by Dordio Gomes (1890-1976) ” Orientada pela Professora Doutora Leslie Carlyle (FCT-UNL) e Dra. Isabel Corte-Real (Culturgest/CGD). Média final de 17 valores. 2008 Licenciatura em Conservação e Restauro - na Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de ciências e Tecnologias, Departamento de Conservação e Restauro (FCT-UNL). Média final de 15 valores. 2003 Licenciatura (pré-Bolonha) em Artes Plásticas – Pintura – Escola Superior de Arte e Design, Caldas da Rainha (ESAD-CR), Instituto politécnico de Leiria (IPL). 2003 Bolseira do Programa Erasmus na Kunst Academy i Bergen, Noruega (KHiB). Setembro a Dezembro de 2003. 2001 Bacharelato Artes Plásticas – Pintura – Escola Superior de Arte e Design, Caldas da Rainha (ESAD-CR), Instituto politécnico de Leiria (IPL). Experiência Profissional 2019 Conservação e restauro de uma pintura de Américo Marinho pertencente à Câmara Municipal do Barreiro; 2018/19 Colaboração com a empresa Signinum Gestão de Património Cultural, na intervenção de conservação e restauro de várias pinturas pertencentes à Igreja do Bom Jesus de Braga. 2018 Diagnóstico, proposta de intervenção e intervenção de conservação e restauro de 7 pinturas de arte Moderna portuguesa pertencentes à Colecção do Millennium/BCP a integrar a exposição "Os amigos de Amadeo" no Museu Amadeo de Sousa Cardoso, Amarante. 2018 Diagnóstico, proposta de intervenção e intervenção de conservação e restauro de 3 pinturas de Cândido Portinari pertencentes à colecção do Millennium/BCP a integrar o Museu do Neo Realismo. 2018 Avaliação do estado de conservação e elaboração de relatórios de diagnóstico de conjunto de 34 de pinturas com vista a integrarem um leilão na galeria Edge, Malásia. (Fevereiro) 2018 Intervenção de Conservação e restauro de 4 pinturas pertencentes a clientes privados em Penang, Malásia. Colaboração com a Witness Collection Conservation Studio, Penang. 2016-2018 Colaboração com atelier de conservação e restauro de José Mendes na intervenção de pinturas antigas e contemporâneas. 2017 Conservação e restauro de uma pintura de José Malhoa pertencente à Colecção do Banco Millennium/BCP. 2017 Conservação e restauro de uma pintura de Abel Manta pertencente a um cliente privado. 2017 Conservação e restauro de várias pinturas da Colecção do Banco Millennium/BCP nomeadamente de Carlos Botelho, Júlio Pomar, Árpad Szenes, Eduardo Viana, Silva Porto e Júlio Resende. 2016 Conservação e restauro de duas pinturas pertencentes a um cliente privado em Penang, Malásia. 2016 Conservação e restauro de 4 pinturas pertencentes ao Hotel Ritz Four Seasons. 2016 Conservação e restauro de várias pinturas da Colecção do Banco Millennium/BCP nomeadamente de Almada Negreiros “A Ceifeira” e várias pinturas de Alves Cardoso. 2015 Colaboração na reintegração cromática dos azulejos do escadório do Santuário de Nossa Sra. Dos Remédios, Junho. 2014/15 Responsável pela conservação e restauro das pinturas de cavalete da obra de reabilitação da Igreja e futuro Museu de S. Francisco, Évora. Intervenção em c.d. 40 pintura do acervo da Diocese de Évora. Colaboração com a área de azulejos (reintegração cromática) e talha (reintegração cromática) 2014 Responsável pela intervenção de conservação e restauro na pintura “O Mordomo” de Paula Rego pertencente à Casa das Histórias da Paula Rego, Cascais. Responsável pela intervenção que teve como objetivo preparar a pintura para transporte e exposição: limpeza mecânica de poeiras do verso, ajuste da tensão na tela; limpeza da superfície pictórica com método aquoso. 2014 Conservadora-restauradora de pintura em regime de prestação de serviços na empresa Nova Conservação, Lda. em projeto de conservação e restauro de espólio pertencente à Diocese de Santarém Intervenção de conservação e restauro de várias pinturas sobre tela e sobre madeira (séc. XVI, XVIII). Santarém, Setembro de 2013 a Fevereiro de 2014. 2011/13 Conservadora-Restauradora de pintura no Palácio Nacional da Pena, responsável pela conservação e tratamento de conservação e restauro da colecção de pintura. Orientada e apoiada pela oficina de Conservação e Restauro da FCT/UNL dirigida pela Professora Dra. Leslie Carlyle (FCT/UNL). Montagem e organização da oficina de conservação e restauro no Palácio Nacional da Pena. 2013 Proposta e tratamento de conservação e restauro de uma pintura de grande formato em plátex do artista Neves e Sousa pertencente ao Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Lisboa. Intervenção em equipa que consistiu na planificação das placas, e marouflage da pintura; limpeza superficial, reintegração volumétrica e cromática das lacunas. 2012 Responsável pela proposta e Intervenção de conservação restauro de uma pintura por José Malhoa pertencente à colecção de arte do Millennium/BCP.
2011 Projecto de intervenção de conservação e restauro de 4 pinturas pertencentes à colecção de arte do Banco Millennium/BCP onde organizei e coordenei uma equipa para intervencionar numa serie de 6 pinturas.
2010 Intervenção de conservação e restauro da pintura acrílica sobre tela “14X” (1990) de Gabriela Albergaria (1965-) pertencente à colecção de Arte da Culturgest- CGD. A intervenção consistiu especificamente na limpeza da superfície cromática com um método de limpeza a seco. · Avaliação do estado de conservação da colecção de pintura do Palácio Nacional da Pena (94 pinturas) orientada pela Professora Doutora Leslie Carlyle, (Setembro a Janeiro, Sintra). Fui responsável pela avaliação do estado de conservação que consistiu na observação das obras e execução de fichas de diagnóstico individuais para todas as pinturas e respectiva documentação fotográfica das suas características e patologias. Cada obra foi avaliada num sistema desenvolvido, em termos de risco (estabilidade física) e condição estética (apresentação). Desenvolvimento de um relatório final e de uma proposta de ação.
2009 Estágio curricular nas reservas da colecção de arte da Culturgest/CGD orientado pela Dra. Isabel Corte-Real (CGD).Conservação preventiva, avaliação do estado de conservação de obras para efeitos de transporte e exposição, verificação do estado de conservação das obras após as exposições, acondicionamento de peças para transporte, actualização de dados no programa MATRIZ, montagem de peças para exposições. 2009 Intervenção de conservação e restauro de uma pintura religiosa “Virgem Maria apreendendo a ler” (séc. XVIII) (70x100cm). A pintura apresentava um grave destacamento da camada cromática e uma reentelagem com adesivo de pasta de amido muito degradado. O tratamento consistiu na consolidação das camadas cromáticas, aplicação de um facing e a remoção do adesivo e suporte têxtil antigo e degradado.
2008/09 Tratamento de conservação da obra de arte cinética "Palmeiras" (1967) por René Bertholo (1935-2005) pertencentes à coleção Culturgest, Lisboa com a orientação da Dra. Ana Isabel Pereira (FCT/UNL).Preparação de secções transversais e identificação por FTIR do papel de suporte das folhas das árvores e da tinta. Remoção da colonização de fungos presente na superfície da pintura, realização de testes e consolidação das folhas. Reprodução dos elementos das palmeiras. Identificação por FTIR da redoma de plástico (acrílico) e limpeza da superfície do acrílico. Departamento de Conservação de Arte da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT-UNL). Orientação Dra. Ana Isabel Pereira. 2008 Estágio extra curricular: Oficina de conservação e restauro do Museu Nacional de Arte Antiga. Orientação Dra. Susana Campos. Construção de uma câmara de anoxia para criar uma atmosfera de azoto. O projecto consistiu na construção de uma tenda de anoxia para albergar doze pinturas em madeira, controlo dos níveis de oxigénio, humidade relativa e temperatura no sistema fechado. Oficina de conservação e restauro do Museu nacional de Arte Antiga. Lisboa.
2008 Colaboração com a empresa “Mural da história” na intervenção de conservação e restauro de uma pintura mural – técnica de Esgrafio (Fresco) (1,75 x 6 m). (Julho).
2006/7 Intervenção de conservação e restauro de 3 pinturas sobre tela (séc. XVII), Palacete dos Melos, Pertencente á Câmara Municipal de Borba. 2004 Estágio extracurricular: Centro de Conservação e Restauro de Cerâmica e Azulejo da Universidade Portucalense (Orientação Dra. Eduarda Lima (UP)). Formação Profissional (Complementar) 2016 Workshop "Limpeza superficial e remoção de substâncias filmogénias em arte antiga e contemporânea" com Paolo Cremonesi ,7 a 10 de Março, Universidade Católica, Porto. 2015 Workshop “Chromatic Reintegration: Italian techniques”, Lecionando pelo Dr. Leonardo Severini, 26 e 27 de Junho, na Escola Artística e Profissional Árvore, Porto. 2014 Workshop “Métodos Acuosos: ¿Qué hacer y qué NO hacer? Posibilidades y límites de la limpieza superficial” (16h), leccionado por Richard WOLBERS e Paolo CREMONESI, Universidad Politécnica de Valencia, Espanha. 2013 Workshop: "Conservação e restauro de molduras" lecionado por Gerry Alabone (Senior Frames Conservator, Tate). 17 a 21 de Junho de 2013. Dep. de Conservação e restauro da FCT-UNL/PSML. Responsável pela organização do workshop. 2013 Workshop: "Fillers: adaptations on traditional and comercial products," lecionado por Kate Seymour, Dep. de Conservação e Restauro da FCT/UNL. 2012 2013 Workshop: “A arte do couro: Guademeci” lecionado por Franklin Pereira. Organizado pelo serviço educativo do MNAA, 25 e 26 de Maio. 2012 Workshop: “Vernizes” lecionado por Robert Proctor e Jill Whitten, de 18 a 22 de Junho de 2012. Stichting Restauratie Atelier Limburg (SRAL), Maastricht, The Netherlands. 2011/2012 Estágio Académico Avançado- Orientado pela Professora Doutora Leslie Carlyle. Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de ciências e Tecnologias, Departamento de Conservação e Restauro (FCT-UNL). Duração: Setembro de “2011 a Junho de 2012). Responsável pela avaliação do estado de conservação de colecções, propostas e tratamentos de conservação e intervenções de conservação e restauro de pintura (ver em baixo) e colaboração no desenvolvimento e criação de uma oficina de conservação de restauro na FCT/UNL com o objetivo de exercer serviços privados. 2011 Seminário “on varnishes” por René de la Rie na Universidade Católica do Porto. 26 de Novembro. 2011 Workshop: “Structural treatment on canvas paintings, lining Techniques: Historical and modern” lecionado por: Jos Van Och, Kate Seymour, Christina Young e Paul Ackroyd. De 21 a 25 de Março de 2011. SRAL Maastricht, The Netherlands. 2009 Curso livre: Introdução à iconografia, 15 horas. FCT-UNL pela Dra. Ana Paula Rebelo Correia. FCT-UNL. 2007 Workshop: “Tratamento e monotorização da colonização biológica”, promovido pela World Monuments Fund em Portugal, Instituto Português de Conservação e Restauro e FCT/UNL no Palácio Nacional de Queluz. Workshop: Reintegração cromática de pintura mural Edifício da Escola Emílio Navarro promovido pela Faculdade de Ciência e Tecnologias, UNL. 2004 Curso de especialização em Conservação a Restauro de Pintura de Cavalete, na Câmara de Comercio Italiana em Portugal (CCI), 800 horas, Porto. (Janeiro a Junho de 2004) 2001 2º Ano do curso de Pintura na Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa. Lecionado pelo Pintor Gonçalo Ruivo e Coordenado pelo Professor Jaime Silva. 2000 Workshop de técnicas básicas de Photoshop na ESAD-CR por Sérgio Dantas Atividade de Investigação 2009/10 Projeto de investigação relativo á dissertação de Mestrado acerca dos materiais e técnicas da pintura “Sinfonia Heroica” de Dordio Gomes. Responsável pela caracterização das camadas de preparação, encolagem, natureza do suporte têxtil, aglutinante, pigmentos, camada de proteção (verniz). Métodos analíticos utilizados: SEM; μ-Raman, μ-FTIR; μ-XRF, micro-amostragem, montagem de amostras em resina e observação das amostras ao microscópio optico. 2008 Projeto de investigação académico: Identificação dos pigmentos usados por Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918) por μ-Raman, μ-FTIR. Disciplina de métodos de exame e análise, FCT-UNL. Duração: um semestre. 2008 Diagnóstico, Identificação dos materiais e intervenção de restauro da pintura sobre madeira “Pentecostes” (150x238cm) de Fernão Gomes (séc. XVI) pertencente ao Museu de Arte Antiga. O projeto de investigação teve como objetivo caracterizar os materiais e técnicas da obra (aglutinantes, pigmentos, camadas pictóricas, tipo de madeira). Técnicas analíticas utilizadas: micro-FTIR, µ- XRF, SEM, microscópio ótico, realização de vários cortes estratigráficos. O tratamento consistiu na limpeza superficial e remoção de várias camadas de vernizes. Oficina de conservação e restauro do Museu nacional de Arte Antiga, Lisboa. Orientação da Dra. Susana Campos (MNAA). (Janeiro a Junho). 2005 Projeto de investigação académico: Identificação de corantes de antocianinas em amostras de tinta de Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918) por HPLC, FCT-UNL orientada pela Professor Dr. Maria João Melo (FCT-UNL). 2007 Projeto de investigação académico: “Os efeitos da adição do elemento Ferro na luminescência do Európio no vidro” FCT-UNL, Química-Fisica. Orientação do Dr. Jorge Parola. Duração: um semestre. Artigos/ Publicações/Seminários 2013 Participação no Seminário Cuidar de Coleções. Realizei uma apresentação intitulada de “Levantamento e avaliação do estado de conservação de uma colecção – Caso de Estudo”. 21 de Janeiro de 2013, Departamento de Conservação e Restauro da FCT/UNL. 2012 Realizei uma apresentação no âmbito da disciplina Conservação e Restauro 0 intitulada “Abordagem à estratégia de conservação e restauro da colecção pintura do Palácio Nacional da Pena". 18 Outubro 2013.Departamento de conservação e restauro da FCT/UNL. 2011 Carlyle, L. and Conde, D. “Moisture treatment of a severely distorted large format oil painting on canvas without facing or looming”, The Picture Restorer, number 39, Autumn 2011, London, UK. Conde D.; Pacheco, F.; Sandu, I.; Campos, S.; Leal, N. and Colombi, P. “Interdisciplinary study of the panel painting depicting the ‘Pentecostes’ attributed to Fernão Gomes", ConservarPatrimónio, no. 12, 2010, pp. 3-16, Lisbon, Portugal. § Associativismo
|